![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZ-pFjkM7Oqk6W5aov6ZxIBfTBd9sWIyc9T1G4zLuDj2uhQeBf3gyTihyphenhyphenTIZZz6LRVTfxyUEdCoyZQzVvj5bBtd-hR56EVLxTqK4HtGe7hcfTVUfw4sj7eLuG2fLeGLLbO-YfH98j4mdE1/s320/2261637.jpg)
Hoje dia em que se comemora 83.º aniversario do nascimento do Padre Nuno Filipe da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus. Julgo de importância deixar aqui alguns registosEle que ao longo dos anos tem sido um exemplo de “Pedra Viva” na caminhada para Jesus Cristo.
Foi para a juventude e principalmente para quem o conheceu, o amigo, o conselheiro, o padre.
É o amigo com quem partilhamos os afectos, as duvidas, as incertezas, as tristezas, as alegrias, as brincadeiras, as historias e as saudades.
É o amigo a quem recorremos, com confiança e esperança, para um conselho, uma resposta, uma solução ou luz num momento de “turbulência” pessoal ou familiar.
É o amigo que nos tem sempre no coração.
É o conselheiro que nos conduz, com Fé e com Maria, Nossa Maria Mãe, no caminho da santificação e do compromisso com Deus, lembrando o valor da Oração, dos Sacramentos e da Leitura da Palavra de Deus.
É o conselheiro que nos mostra como as dificuldades, as contrariedades, as dores, os sofrimentos podem ser fonte de redenção, de intercessão, de serviço, de desafio à esperança e à confiança e ainda de desafio à fidelidade sempre maior a Deus.
É o conselheiro que revela que tudo o que somos e temos vem de Deus e por isso lembra que devemos agradecer e louvar e, sobretudo, pôr a render, com responsabilidade e generosidade, os talentos que Deus nos deu, dando especial importância ao dever de amar a vida como um Dom, de desenvolver a cultura da vida e não da morte e de velar para que a vida de todos os homens e mulheres seja mais digna, mais humana e mais feliz.
É o padre, presença viva de Jesus Cristo, que conduz à oração, ensina. Esclarece e mostra o valor dos princípios de Cristo, dando testemunho duma Fé viva com autenticidade e intensidade no quotidiano.
É o padre, Bom Pastor, que conhece todas as suas ovelhas e as conduz para um Mundo Melhor.
É o padre que, com um coração grande, com sentido de missão, nos transmite a força do Espírito Santo, evangeliza com dinamismo e nos desafia todos os Domingos a dizer um Sim radical a Deus e aos Seus projectos.
É o padre por quem rezamos todos os dias, dando Graças a Deus pela sua Fé, Vocação e amizade.
Nós, os que o conhecemos, temos o privilégio de sermos amigos do Padre Nuno Filipe. O carisma da sua amizade é a partilha e a comunhão, que alivia dores e tristezas e multiplica alegrias.
Encontrar um Bom Amigo como o Padre Nuno Filipe é um tesouro que não se pode qualificar.
Não me vou alongar mais - nunca se pode dizer tudo o que a memoria do coração lembra, com gratidão, no Senhor fonte e mar de toda a Amizade. Se esta é, na feliz expressão de um irmão de São João de Deus. “o rosto de Deus mais transparente”, posso afirmar que o Padre Nuno Filipe, nos vários espaços onde a Igreja e a Sociedade o chamaram a servir, foi sabendo deixar transparecer Deus… Em horas de alegrias, em horas de dor, em momentos difíceis (e quem os não experimentou na vida?!), afirmou-se realmente, “Amigo no Senhor”.
Obrigado, Padre Nuno Filipe! Bem hajas!
Que o nosso Deus Amor te abençoe, e encha sempre mais o teu Sacerdócio de seu Espírito de Fogo e de Vida, para que muitos “tenham Vida, e a tenham em Abundância”!
Tomás Freitas