terça-feira, 11 de novembro de 2008

Um pedacinho de terra, no meio de um mar imenso e lindo… assim é a Madeira.





O dentinho que acompanha sempre a coral, o leiteachocolatado do professor, a poncha de pescador (a melhor), o pé de cabra e a nikita, os maracujás e o fruto delicioso… ah! E a espetada em pau de louro, já para não falar das lapas grelhadas e do espada!!!! Ups… já me esquecia do bolo do caco, com a manteiga de alho e a salsa, … parece que ainda consigo sentir o sabor... muito muito bom!!!!!!

A simpatia de todos os amigos que se cruzaramo connosco através do AMIGO Tomás, que com um sorriso e simpatia nos alegraram ainda mais estas férias.
São momentos como estes, que nos mostram claramente a dimensão da vida e a importância que todos aqueles que se atravessam no nosso caminho têm no nosso crescimento. Ninguém atravessa o nosso caminho à toa, e estas pessoas que, através do Tomás, se cruzaram connosco, nestes 8 dias, ficarão para sempre… que sempre que o Tomás dizia: “São uns amigos do continente” de imediato nos cumprimentavam com um enorme e caloroso sorriso e toda a gentileza e amabilidade de um amigo!! Com todos eles trocamos experiências, vivências, muita e boa conversa, muita gargalhada, muitos bons momentos,que ficarão para sempre nas nossas memórias.

A ilha!! A ilha fantástica, com as suas casas construídas nos penhascos, a Sra que fazia o bolo do caco na estrada há 11 anos e nos dizia com toda a convicçãodo mundo que brevemente iriam construir um grande Centro Comercial perto de onde vendia... existiam pouco mais de meia duzia de casas nesta zona (foi o melhor almoço de sempre, pelo sabor e pela vista), as piscinas naturais de porto Moniz, onde as aguas calmas das piscinas contrastam com o agitadíssimo e imponente mar, que as circunscreve. Os óculos gigantescos para o Filme a 3D das grutas e o Humor inglês das Srª que as apresentam, num inglês muito mais perceptível que o próprio português, ficará para sempre na minha memória!

Os imensos túneis e o aeroporto, grandes obra de arquitectura e engenharia!! Mas jamais esquecerei as antigas estradas, repletas de curvas e contracurvas, onde apenas passa 1 carro, e que apenas uns pequenos cubos de pedra nos protegem dos imensos penhascos sobre o mar, mas que nos permitem contempla-lo e sermos surpreendidos por belezas naturais como é o Véu da noiva.

Curioso apercebermo-nos que embora rodeados de mar apenas possam desfrutar de uma meia dúzia de praias (sendo apenas 1 ou 2 com areia).

As flores, que no continente são vendidas a fortunas, crescem perto das estradas, sem dono, colorindo a ilha!!!

A fruta! A fruta é fantástica, doce e única. Mas no mercado dos lavradores é impossível comprar, 30€ por 4 maracujás, 2 canas de açúcar e 2 mangas… de doidos!!

Outro momento inesquecível desta viagem foi andar no Catamaran para ver as baleias! Lindo. Experiência única e inesquecível. Mais uma vez a simpatia dos Srs. A bordo marcou pela positiva

A única experiência má… o Sr Carlos G. do Hotel D. Pedro, mas que acabou por ter um lado positivo, aprendemos como não queremos ser!!! É das pessoas mais arrogantes, mal humoradas e vazias que algum vez conheci! Infelizmente para ele, porque ainda nos fez soltar umas divertidas gargalhadas entre dentinhos e corais, com pessoas realmente interessantes!

Um destino a repetir!!! assim como a companhia ;-)

Por Vania Craveiro

Nenhum comentário: